O IMPACTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO NA AMAZÔNIA

A Agência Ecoeventos e a OAB/RO promoverão, nos dias 15 e 16 de abril próximo, o II Seminário Sobre Sequestro Florestal de Carbono e Mudanças Climáticas, com objetivo de promover o intercâmbio e a atualização de informações sobre mudanças climáticas e as oportunidades da economia de baixo carbono em nossa região, subsidiando profissionais e gestores públicos na tomada de decisões estratégicas. Durante o evento estarão sendo realizados ainda workshops, com os seguintes temas: uso e preservação dos recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos urbanos, com geração de créditos de carbono.
Na sua 2ª edição, o evento terá como temas centrais, a economia de baixo carbono e o impacto do Novo Código Florestal Brasileiro na Amazônia, e contará com apoio do Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT), Meio Ambiente (MMA), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Minas e Energia, Governo do Estado de  Rondônia,  CREA/RO, IBAMA/RO, Carbon Market, entre outras instituições governamentais e não governamnetais. 

Segundo o estudo de baixo carbono do Banco Mundial, o Brasil poderia reduzir as suas emissões brutas de gases de efeito estufa em até 37% entre 2010 e 2030, mantendo os atuais objetivos de desenvolvimento programados pelo governo para o período e sem efeitos negativos sobre crescimento e empregos. Aponta ainda a necessidade em média de R$ 44 bilhões (US$ 20 bilhões) a mais por ano em investimentos para se implementar um cenário de baixo carbono no Brasil até 2030. 
O programa preliminar inclui temas como: o impacto do Novo Código Florestal Brasileiro na Amazônia; programa nacional Agricultura de Baixo Carbono (ABC); as perspectivas econômicas e sociais do mecanismo REDD+(sigla em inglês para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal + estoque de carbono e Projeto de Manejo Florestal Sustentável), carbono social urbano, construção sustentável e as certificações “Green Building”, entre outros.